Agenda

Outros Eventos
24
Ago

X WORKSHOP SOBRE RESTAURAÇÃO FLORESTAL – EDIÇÃO FLORESTA & ÁGUA

O GADE (Grupo de Adequação Ambiental), fundado em 2003 com o intuito de recuperar e adequar a área ambiental da ESALQ/USP com a aplicação de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), finalizou a adequação do campus e fechou o TAC, e atualmente é responsável pelo monitoramento e manejo das áreas de restauração; em conjunto com o GEFLA (Grupo de Estudos Floresta e Água), fundado em 2013 por alunos da pós-graduação para estudar as interações entre as florestas e o ciclo da água. Atualmente o grupo é formado por alunos da graduação que realizam projetos de monitoramento das nascentes presentes no campus e avaliação do papel das florestas restauradas na manutenção dos recursos hídricos. Eles organizaram o X Workshop Sobre Restauração Florestal - Edição Floresta & Água.
O evento é focado em tecnologias e inovações em restauração ecológica, tem seu público voltado para especialistas e profissionais da área e ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de agosto.

Link: https://fealq.org.br/eventos/x-workshop-sobre-restauracao-florestal-edicao-floresta-agua/
Saiba Mais
02
Ago

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE REFLORESTAMENTO AMBIENTAL – VII CBRA

O CEDAGRO - Centro de Desenvolvimento do Agronegócio estará promovendo nos dias 02, 03 e 04 de agosto de 2023, em Vitória-ES, o VII CONGRESSO BRASILEIRO DE REFLORESTAMENTO AMBIENTAL – VII CBRA com o objetivo principal de conhecer as experiências exitosas na implantação e conservação de florestas ambientais e os avanços tecnológicos, bem como discutir e sugerir alternativas de solução para os principais desafios que afetam o setor.

O CBRA é um dos principais Fóruns de inovação tecnológica, atualização e intercâmbio técnico e empresarial que integra os diversos agentes de desenvolvimento e meio ambiente que atuam na área florestal e ambiental. Em sua sétima edição, pretende-se apresentar, debater e encaminhar propostas e soluções para os diversos assuntos, tendo como tema central “Restauração Multifuncional e Finanças Florestais”.

Saiba Mais
Saiba Mais
26
Abr

Regulação ambiental de propriedades rurais no Pará é tema de webinar

A implementação do Código Florestal é fundamental para a sustentabilidade do agronegócio, a comercialização de produtos brasileiros no exterior e a conservação da biodiversidade. Para que esta legislação enfim saia do papel, é preciso intensificar a adesão de proprietários rurais aos Programas de Regularização Ambiental (PRAs), onde poderão recuperar áreas de preservação permanente e reservas legais estabelecidas em seus imóveis. A situação dos PRAs e das iniciativas de recomposição das áreas degradadas em diversos estados é tema de uma série de webinars, promovidos desde 2021 pelo Diálogo Florestal, e que iniciou uma nova rodada no final de 2022. O primeiro webinar deste ano será realizado no dia 26 de abril, às 14h30, em um encontro dedicado à análise do Pará.
Em julho de 2021 foi realizado um webinar para debater este tema no contexto do Pará. À época, o estado contava apenas com 2,8% dos imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) validados pelo poder público. O governo estadual, então, iniciou um esforço de reestruturação que, agora, permite a análise de 3 mil CARs por mês. Um dos principais desafios foi a mobilização para que proprietários rurais retificassem seus cadastros. Hoje o Pará é um dos estados mais avançados na implementação do Programa de Regularização Ambiental.
Para Roberta del Giudice, secretária executiva do Observatório do Código Florestal, voltar ao Pará é extremamente importante. “Estamos em um momento em que o Governo Federal ainda não concluiu a retomada de instrumentos importantes da Política Ambiental para o Ministério do Meio Ambiente, como o caso do SICAR, e que retornam as ameaças à implementação do Código Florestal, como a Medida Provisória 1.150/2022 que fragiliza os Programas de Regularização Ambiental (PRAs). Neste cenário turbulento, o estado vem demonstrando que existem soluções para implementar e avançar com a Lei e que não há mais necessidade de flexibilizações. Além disso, o Pará tem se esforçado na inclusão de comunidades tradicionais e assentamentos no CAR, o que tem dado ao estado um diferencial”.
O webinar “Implementação dos Programas de Regularização Ambiental e Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas” contará com a participação de representantes da organização da sociedade civil, setor produtivo e instituição de pesquisa atuantes no Pará, além de representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Rodrigo Freire, secretário executivo da Aliança pela Restauração na Amazônia e Líder de Áreas Privadas para a Amazônia da The Nature Conservancy (TNC) Brasil, participa da abertura do evento.
De acordo com Fernanda Rodrigues, coordenadora executiva nacional do Diálogo Florestal, o avanço da regularização ambiental e o cumprimento do Código Florestal dependem de uma soma de esforços de diferentes grupos da sociedade civil, incluindo os governos: “A promoção do diálogo entre diferentes setores traz à luz gargalos e oportunidades, cria sinergias e pode promover a criação de soluções e incentivos à regularização ambiental”, assinala. 
Este será o primeiro webinar voltado às discussões sobre PRAs e PRADAs em 2023. A nova rodada, mais uma vez organizada pelo Diálogo Florestal e transmitida em seu canal no YouTube em parceria com o Observatório do Código Florestal e da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e conta com o apoio da Aliança pela Restauração na Amazônia e da Associação Brasileira dos Membros do MInistério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA). Nos próximos meses, novos encontros examinarão as situações de Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. O último evento da série, previsto para 23 de agosto, analisará a regularização ambiental em âmbito nacional. 
Serviço
Webinar “Implementação dos Programas de Regularização Ambiental e Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas” – A situação do Pará.
Data: 26 de abril, 14h30 às 16h30
Transmissão: youtube.com/dialogoflorestal
Saiba Mais
02
Mar

Assembleia Geral Extraordinária

Edital de Convocação para a Assembleia Geral Extraordinária da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica, a realizar-se no dia 02 de março de 2023, às 17h (horário de Brasília) em primeira convocação, com a maioria absoluta de associados em condições estatutárias de votar, ou em segunda convocação, às 17h30 (horário de Brasília), com qualquer número de associados em condições estatutárias de votar, via plataforma Google Meet, cujo link será enviado por e-mail aos associados.
Saiba Mais
18
Out

Como dar escala à restauração de ecossistemas?

No dia 18 de outubro, das 16h30 às 18h, acontecerá o segundo Webinário da série “Como dar escala à restauração de ecossistemas", com o tema "O papel da mobilização social” que será realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), The Nature Conservancy Brasil (TNC) e  Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), em parceria com a Página22.

Trata-se do segundo de uma série de três eventos, no propósito de qualificar o diálogo entre governos, empresas e sociedade civil em torno da Década de Restauração de Ecossistemas da ONU. A iniciativa busca disseminar informações e mobilizar redes, com apoio da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Aliança pela Restauração na Amazônia e Rede Araticum do Cerrado.
Saiba Mais

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...