PNUMA E SOBRE

PNUMA E SOBRE FIRMAM PARCERIA PARA APOIAR MOVIMENTO NACIONAL DE RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS

30 de junho de 2021

Cooperação entre PNUMA e SOBRE busca fortalecer restauração de ecossistemas no Brasil

Cooperação técnica prevê sensibilização pública sobre a restauração, além de engajamento político e fortalecimento de capacidades técnicas

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) assinaram um acordo de cooperação para apoiar a construção de um movimento nacional de restauração de ecossistemas no Brasil. O acordo ocorre no âmbito da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), e está centrado em três diferentes pilares: sensibilização pública sobre a restauração, engajamento político e fortalecimento de capacidades técnicas. 

 As três linhas de atuação estão inclusas na estratégia da Década da Restauração, busca construir uma GeraçãoRestauração a partir de diferentes abordagens e trabalho conjunto entre setores. Para o engajamento político, a parceria entre PNUMA e SOBRE prevê como passos iniciais a identificação de oportunidades para diálogos e engajamento com organizações governamentais nacionais e subnacionais para restauração de ecossistemas de alto nível. Já para o fortalecimento de capacidades, a proposta é apoiar oportunidades de capacitação técnicas em restauração. Além de outras estratégias a serem definidas ao longo da cooperação.

 “A restauração dos ecossistemas traz benefícios diretos para a vida das pessoas e muitos já perceberam essa necessidade. Alguns, não chegaram a aprofundar a reflexão de como passar da teoria à prática, sobre toda a teia social de conhecimento, capacidade e iniciativa que é necessária para agir de modo efetivo pela transformação”, explica o presidente da SOBRE, Rafael Chaves.

“A parceria entre SOBRE e PNUMA é um passo importante para essa Década pois parte de uma base consistente, a capilaridade do conhecimento e prática da restauração ecológica no Brasil, para um objetivo, ampliar a escala das ações para sensibilizar milhares de pessoas e restaurar milhões de hectares”, complementa.

A Oficial Sênior de Programas do PNUMA, Regina Cavini, lembra que estamos chegando ao ponto de não retorno para o planeta. “Se não agirmos agora, nossos ecossistemas não serão capazes de se regenerar. Temos uma Década para trabalhar e reunir o maior número possível de parceiros. A parceria com a SOBRE oficializa a cooperação para cumprirmos com o objetivo da Década de alertar e criar plataformas de mobilização para restaurar nossos ecossistemas aquáticos, marinhos e terrestres”, diz.


#GeraçãoRestauração

Liderada pelo PNUMA e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas convida todas as pessoas a se juntarem à #Geração Restauração. Enfrentar problemas ambientais globais e restaurar ecossistemas que cobrem centenas de milhões de hectares em todo o mundo até 2030 exigirá um esforço conjunto, em todas as escalas, e cada ação conta.

Ajudar a sensibilizar, incentivar a participação da comunidade e fornecer recursos, mão-de-obra e conhecimento técnico são igualmente cruciais. O website da Década fornece ideias, materiais de apoio e um ponto de encontro virtual para pessoas e organizações que buscam aderir e construir iniciativas de restauração. Para fazer parte do chamado para a proteção e a revitalização dos ecossistemas em todo o mundo. Para fazer parte do chamado para a proteção e a revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, acesse o site clicando aqui.

NOTAS PARA EDIÇÃO

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

O PNUMA é a principal voz global sobre o meio ambiente. Ele fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que as nações e os povos melhorem sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Sobre a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE)

Há anos a SOBRE trabalha pelo desenvolvimento da restauração no Brasil. O conhecimento de excelência, as lições aprendidas, as capacidades geradas e os vínculos fortalecidos como fruto do esforço conjunto das centenas de restauradores que a compõe também podem inspirar aqueles que desejam atender o chamado da Década. 

https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/pnuma-e-sobre-firmam-parceria-para-apoiar-movimento




You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...