Mata Atlântica

Dia da Mata Atlântica

27 de maio de 2022

A maior parte das florestas maduras do bioma, cerca de 15 Mha (milhões de hectares), estão localizadas em áreas protegidas que têm como objetivo principal conservar a biodiversidade e oferecer serviços ecossistêmicos à sociedade.

Já as florestas secundárias, que incluem 21 Mha de áreas com vegetação nativa de menor densidade ou crescida há menos de 30 anos, representam a maioria das paisagens florestais observadas atualmente no bioma, possuindo papel importante na retirada de gases de efeito estufa da atmosfera.

Mais de 72% da Mata Atlântica, o equivalente a 93 Mha, no entanto foi substituída por outros usos, principalmente atividades agrícolas, monoculturas, pastagens, áreas degradadas e áreas urbanas. Para garantir a manutenção da biodiversidade e da oferta de serviços ecossistêmicos, é necessário ampliar a área de vegetação nativa em pelo menos 15 Mha. Essa é a meta de restauração do PACTO e organizações-membro do movimento a ser alcançada por meio do plantio e da regeneração natural, até 2050.

Para isso, é necessário um esforço coletivo de proporções nacionais, envolvendo pessoas e entidades em projetos concretos de recuperação de áreas em longo prazo.

Você também é peça fundamental nessa missão, nesta Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas da UNEP PT (2021-2030). Vamos juntos?

[Gráfico ilustrativo elaborado a partir de dados do MapBiomas , gerados na Coleção 6. Área original do bioma abrange 129 Mha.]




You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...