Parceria

SOBRE firma parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia para realizar, por meio do Dispersar, curso de Restauração de Ecossistemas no âmbito do Plano de Ação Territorial Chapada Diamantina - Serra da Joboia com recurso do Projeto Proespécies (WWF/Funbio/Gef/MMA)

06 de novembro de 2023

Curso, que terá carga horária de 46 horas e duração de 6 meses, será oferecido aos técnicos e atores do território e contará com 10 vagas para associados SOBRE

Uma parceria inédita entre a SOBRE, Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia, INEMA (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia) e WWF-Brasil vai levar, por meio do Dispersar, o curso de Restauração de Ecossistemas no âmbito do Plano de Ação Territorial Chapada Diamantina - Serra da Jibóia a técnicos e atores do território.

Com carga horária de 46 horas e duração de 6 meses, será um curso de formação inicial e aplicada em Restauração Ecológica. A iniciativa será expandida para o público do FORMAR, uma plataforma do Governo do Estado da Bahia para Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Haverá, ainda, dez vagas para associados SOBRE.

“Entre as principais estratégias propostas pela ONU para difundir a década da restauração, está a elaboração de um plano global de capacitação em princípios e conceitos associados à restauração de ecossistemas. Neste mesmo espírito, a SOBRE e seus parceiros construíram o programa Dispersar, que está oferecendo pela primeira vez uma formação inicial e aplicada em restauração de ecossistemas para os territórios da Chapada Diamantina e Serra da Jibóia”, explica Luiz Fernando Duarte de Moraes, conselheiro da SOBRE e membro do comitê técnico-científico do curso.

Moraes destaca que a iniciativa é um esforço bem efetivo para avançar no ganho de escala da restauração. “Sem o engajamento das pessoas locais, sem a construção do conhecimento em parceria com os atores locais, a gente dificilmente vai conseguir ter sucesso na restauração de ecossistemas. Portanto, estamos diante de uma oportunidade fantástica", afirma, lembrando que esta é a primeira parceria firmada pela SOBRE para levar os cursos Dispersar a órgãos públicos.

O curso do Dispersar para os técnicos baianos faz parte da “Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas – Pró-Espécies: Todos contra a extinção”. Uma das iniciativas do projeto foi a criação do PAT - Plano de Ação Territorial Chapada Diamantina - Serra da Jiboia, que tem como principal objetivo desenvolver estratégias para conservação de espécies ameaçadas de extinção.

Um dos eixos de ação do PAT é ligado à Restauração Ambiental. Para atingir essa meta, o Pró-Espécies aportou recursos na SOBRE para, por meio do Dispersar, viabilizar a formação.


Saiba como será o curso


O curso "Formação Inicial e Aplicada em Restauração de Ecossistemas" atende a demanda formativa do Plano de Ação Territorial Chapada Diamantina - Serra da Jiboia e foi baseado em dois princípios básicos que fazem parte de todas as iniciativas do Dispersar:

● Teoria e Prática: reconhecemos e estimulamos o fluxo entre teoria e prática para garantir uma uma educação inclusiva, diversa e ativa.
● Voz de Todos os Saberes: reconhecemos os conhecimentos tradicionais e suas diversas formas de saberes. Para isso, nossos facilitadores são profissionais com reconhecimento nacional/internacional e também atores locais da restauração.

Essas diretrizes seguem os princípios propostos pela ONU para guiar a Década da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), preconizando que “a restauração de ecossistemas incorpora todos os tipos de conhecimento e promove sua troca e integração ao longo do processo”.

Diante disso, a SOBRE buscou construir um curso participativo, com momentos integrativos de troca de experiências entre os professores e os cursistas, conteúdo atualizado e com excelente qualidade técnico-científica.

Outra prioridade da coordenação técnico-científica é o entendimento dos ecossistemas plurais e diversos que cobrem o território do PAT Chapada Diamantina - Serra da Jiboia. Como se trata de um plano que visa à proteção de espécies ameaçadas de extinção, o curso vai além de especificidades regionais, propondo um olhar para a conservação e práticas aliadas à proteção destas espécies ameaçadas.

A equipe de pesquisadores da ecologia da restauração que se responsabilizará pelas aulas terá integrantes de outras regiões do país e também profissionais que residem e praticam a restauração de ecossistemas no território complexo e diverso do PAT Chapada Diamantina - Serra da Jiboia.

Os módulos temáticos serão baseados em exemplos locais, compostos por: uma aula assíncrona teórica em formato de palestra gravada, aulas síncronas em formato de um encontro online para diálogo e atividades dinâmicas com os cursistas e atividades individuais ou em grupo entre módulos para fixação do conteúdo.

Os módulos de campo terão o apoio de parceiros locais e funcionarão via metodologia de "Estação de Diagnóstico", que terá a finalidade de observar na prática, de forma presencial, vários aspectos abordados nos conteúdos on-line.


Conheça o Dispersar


O curso Restauração de Ecossistemas é pautado pelo estatuto da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), que tem como objetivos centrais o apoio à pesquisa, ao ensino, à extensão e à prática no campo da Restauração.

Com foco na concretização desta meta, a SOBRE criou em 2022 o Dispersar: Programa Nacional de Formação Inicial e Continuada em Restauração de Ecossistemas. Muito embora seja coordenado pela SOBRE, o Dispersar tem parcerias com várias instituições reconhecidas no setor.




You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...