Olimpíada Restaura Natureza

Secretária geral da SOBRE vai mentorar projetos da Olimpíada Restaura Natureza

12 de dezembro de 2023

Segunda edição da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas mobilizou mais de 8 mil estudantes em ações por todo o Brasil.

Foram divulgados em agosto de 2023 os resultados da segunda edição da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, que recebeu o apoio institucional da SOBRE e contou com a participação da professora e secretária geral da SOBRE, Alessandra Nasser Caiafa, na Comissão Julgadora.

A competição colaborativa escolar promovida pelo WWF-Brasil, organização brasileira dedicada à conservação da vida, em parceria com a associação Quero na Escola, está alinhada aos objetivos da Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).


Olimpíada teve duas etapas


Na sua segunda edição, a Restaura Natureza teve duas etapas simultâneas: a fase online, que apresentou dez temas formativos e convidou os estudantes a testarem seus conhecimentos individualmente (quiz) e a fase prática, realizada em grupo, quando os alunos desenvolveram ações de restauração com acompanhamento de um professor responsável. Em 2023, a olimpíada teve 9.269 inscritos na fase online, sendo 8.437 estudantes e professores de 275 escolas de todo o Brasil. Outras 832 pessoas se inscreveram como “visitantes” e puderam conhecer os conteúdos didáticos e realizar os quizzes.

Na primeira edição, realizada em 2022, se inscreveram 7.424 estudantes e professores de 25 estados brasileiros e Distrito Federal.


Prêmios


Foram premiados cinco grupos vencedores na categoria Comissão Julgadora e cinco grupos vencedores na categoria Votação Popular.

Na categoria Votação Popular, venceram os cinco grupos que mais pontuaram, incluindo a soma do número de votos recebidos pelo público na fase de votação popular e os pontos dos integrantes na fase online (quiz).

Já na categoria Comissão Julgadora, formada por cinco especialistas convidados e do WWF-Brasil, foram avaliados cinco eixos: engajamento, comunicação, técnicas de restauração, diversidade de espécies nativas e área restaurada. Esses pontos foram somados aos pontos obtidos pelo grupo na fase online.

Os estudantes e professores vencedores nas duas categorias irão ganhar kits de produtos de consumo consciente e terão suas histórias contadas em um livro digital. Já os grupos vencedores da categoria Comissão Julgadora receberão mentorias de especialistas.

Eles irão participar de reuniões de escuta e aconselhamento para dar continuidade às ações de restauração desenvolvidas durante a olimpíada. Um desses grupos receberá a mentoria da secretária geral da SOBRE, Alessandra Nasser Caiafa. Leia também: Vitrine da Restauração: a serviço da natureza e das pessoas (sobrestauracao.org)


Grande Vencedor


O grupo escolar RioParaibaVive – Tampet- SF salva! foi o grande vencedor na categoria Comissão Julgadora da Restaura Natureza, após reflorestar uma área de 4,9 mil metros quadrados no sul fluminense com mais de 800 mudas de espécies nativas.

Em seis visitas realizadas pelo grupo de cinco estudantes da Escola Municipal Espírito Santo, de Volta Redonda (RJ), à sede do Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba, os alunos participaram de sessões de educação ambiental e plantaram espécies nativas da Mata Atlântica, como aroeira-vermelha, pau-formiga, ipê-amarelo, pitanga e grumixama.

Os “restauradores mirins” Heloisy Castro Fonseca, Isabella de Souza Paulino, João Gabriel Ferreira de Matos, Lais de Almeida Nascimento e Thalita Barros Fernandes, orientados pelo professor Bruno Jorge Batista dos Santos, buscaram formar parcerias para ampliar suas ações e se destacaram no critério engajamento.

O grupo mobilizou a comunidade local e o poder público na campanha #jogaatampinha, que tinha como objetivo sensibilizar a população sobre o descarte incorreto desses resíduos. Toneladas de tampinhas foram coletadas e vendidas e o dinheiro arrecadado foi doado integralmente para a Sociedade Protetora dos Animais de Volta Redonda, para realizar reparos do espaço que abriga cerca de 140 animais.

Para Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil e um dos membros da Comissão Julgadora, a capacidade das comunidades escolares no engajamento de diversos atores da sociedade na Restaura Natureza 2023 foi o que mais chamou a atenção durante a olimpíada.

“Quando oferecemos às crianças e jovens vivenciar essa experiência significativa que permite explorar seus talentos para regenerar a natureza, sabemos que há uma grande chance que isso marque a sua vida e frutifique em muitas ações a favor da coletividade. Oito grupos são os vencedores, mas o ganho é de todos nós”, completa Gabriela Yamaguchi, idealizadora e coordenadora da Restaura Natureza.




You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...