Propostas

Conheça as propostas da nova diretoria da SOBRE para a gestão 2025-2027

11 de fevereiro de 2025

A Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) apresenta a diretoria que estará à frente da entidade entre 2025 e 2027. A nova gestão, alinhada aos objetivos expressos no estatuto da SOBRE, assume a Sociedade com foco na ampliação do conhecimento sobre o restabelecimento de processos ecológicos em ecossistemas brasileiros degradados, o fortalecimento da formação de recursos humanos na área e a influência no desenvolvimento de políticas públicas eficazes.

Composta por especialistas com atuação nos diferentes biomas brasileiros e diferentes campos da restauração ecológica, a nova diretoria assume o desafio de consolidar a SOBRE como a principal representante da comunidade de restauração ecológica no Brasil, ao mesmo tempo em que amplia o engajamento de seus associados e estabelece parcerias estratégicas.


Conheça a nova diretoria e conselheiros da SOBRE (Gestão 2025-2027)


Diretoria

  • Presidente: Luiz Fernando Duarte de Moraes (Engenheiro Agrônomo, Embrapa)
  • Vice-presidente: Vera Lex Engel (Engenheira Florestal, Unesp/Botucatu)
  • Secretária Geral: Alessandra Nasser Caiafa (Bióloga, UFRB)
  • Secretário Adjunto: Jerônimo Boelsums Barreto Sansevero (Engenheiro Florestal, UFRRJ)
  • 1ª Tesoureira: Raphaela Aguiar de Castro (Engenheira Agrônoma, NEMA/Univasf)
  • 2ª Tesoureira: Alba Lúcia Cavalheiro (Bióloga, UEL)

  • Conselho


    Região Norte
  • Danielle Celentano Augusto - titular
  • Marcelo Lucian Ferronato - suplente
  • Região Nordeste
  • Maria Otávia Silva Crepaldi - titular
  • Renato Garcia Rodrigues - suplente
  • Região Centro-Oeste
  • Solange Kimie Ikeda Castrillon - titular
  • Deivid Lopes Machado - suplente
  • Região Sudeste
  • Helena de Queiroz Carrascosa von Glehn - titular
  • Rafael Barreiro Chaves - suplente
  • Região sul
  • Ana Paula Moreira Rovedder - titular
  • Ingo Isernhagen - suplente



  • Proposta geral da nova gestão


    A nova diretoria assume a SOBRE com o objetivo central de fortalecer a entidade como a principal representante da comunidade de restauração ecológica no Brasil, estimulando o engajamento dos associados, proporcionando espaços de interação, desenvolvendo ferramentas e estabelecendo estratégias para colaboração efetiva.

    Isso será alcançado por meio do fortalecimento da motivação dos associados, da criação de espaços de colaboração e da implementação de instrumentos e estratégias que fomentem o diálogo e a ação coletiva. A gestão também busca reforçar o papel da restauração como estratégia de sustentabilidade, evitando que seja percebida como solução compensatória para modelos de desenvolvimento que promovam degradação ambiental.

    O novo presidente da SOBRE, Luiz Fernando Duarte de Moraes, destaca que não tinha planos de estar à frente da diretoria, mas foi convencido pela sua própria história na entidade para assumir o desafio.

    “Sempre colaborei com a Sociedade, desde suas primeiras gestões, seja nos eventos, no seu Conselho ou na própria diretoria. Tive a oportunidade — e diria até o privilégio — de acompanhar o surgimento da SOBRE, que é fruto de um movimento extremamente rico: a Rede Brasileira de Restauração Ecológica (REBRE). Tanto a REBRE quanto a SOBRE são produtos de uma construção coletiva, ampla e diversa — embora ainda possamos avançar mais nessa diversidade. E é com esse espírito de coletividade e abertura a diferentes contribuições que aceitei o convite para coordenar a diretoria”, conta.

    Moraes destaca que assume a presidência convicto de que vai trabalhar sem o peso que a palavra carrega, justamente porque integra um grupo engajado no fortalecimento da Sociedade, trabalhando em conjunto para que ela continue crescendo.

    “Encaro essa missão com tranquilidade, pois sei que estou cercado por um grupo de pessoas comprometidas, com diferentes graus de experiência, mas todas compartilhando o mesmo propósito. Esse compromisso sério, mas ao mesmo tempo prazeroso, se estende além da diretoria, envolvendo conselheiros, colaboradores e todos aqueles que participam das conferências, dos debates e do fortalecimento contínuo da SOBRE. A responsabilidade é grande, mas não diminui o prazer de estar envolvido nesse trabalho essencial para a restauração ecológica”, pontua.


    Metas e estratégias


    Aperfeiçoar a governança e a estrutura da SOBRE

    Para aprimorar a governança, será implementado um calendário de reuniões trimestrais do Conselho Superior, promovendo maior participação nas discussões e execuções de ações. A diretoria também buscará ampliar a rede de parceiros da SOBRE, incluindo sociedades científicas e organizações do terceiro setor, além de fortalecer os princípios de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) na estrutura da organização.

    Ampliar o conhecimento sobre restauração na sociedade


    A nova diretoria buscará fomentar a inserção dos temas vinculados à Ecologia da Restauração nos currículos acadêmicos, desde o ensino fundamental até a pós-graduação, além de apoiar a criação de uma subárea específica em agências de fomento. Outro destaque é a proposição de um mestrado profissional em Restauração Ecológica, cuja criação e funcionamento será debatido por um grupo de trabalho dedicado.

    Melhorar a qualidade da restauração ecológica


    Entre as prioridades está o fortalecimento do Programa Dispersar, ampliando a oferta de cursos de formação em Restauração de Ecossistemas. Além disso, será promovida a discussão sobre diretrizes nacionais e boas práticas de restauração. A criação de um repositório de alta qualidade sobre o tema também é um objetivo relevante, além de fomentar a criação de um periódico para a divulgação de publicações com caráter mais técnico.

    Aumentar a visibilidade da SOBRE


    A visibilidade da organização será expandida com a participação ativa em fóruns internacionais e discussões sobre políticas públicas. Também serão promovidos o princípio da ciência cidadã, com atividades voltadas à popularização da restauração de ecossistemas e à ao intercâmbio de conhecimento entre vários atores, e a divulgação de iniciativas individuais alinhadas à Década da Restauração da ONU.

    Com um planejamento estratégico bem definido e uma equipe altamente capacitada, a SOBRE se prepara para avançar ainda mais na promoção da restauração ecológica no Brasil. A nova gestão, a exemplo de seus antecessores, reforça o compromisso de atuar com excelência, conectando ciência, sociedade e políticas públicas para garantir um futuro mais sustentável para os ecossistemas brasileiros.




    You are donating to : Greennature Foundation

    How much would you like to donate?
    $10 $20 $30
    Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
    How many times would you like this to recur? (including this payment) *
    Name *
    Last Name *
    Email *
    Phone
    Address
    Additional Note
    paypalstripe
    Loading...