Restauração Florestal

Projeto Multiplica Amazônia aposta na capacitação e na multiplicação de informação para alavancar a restauração florestal

30 de julho de 2025

Iniciativa é liderada pela Aliança pela Restauração na Amazônia e pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), com gestão da The Nature Conservancy (TNC) Brasil e recursos do Bezos Earth Fund

Capacitar, conectar e multiplicar conhecimento. É com essa proposta que o Projeto Multiplica Amazônia chega ao bioma com o objetivo de impulsionar a restauração florestal em larga escala. A iniciativa, liderada pela Aliança pela Restauração na Amazônia e pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), tem gestão da The Nature Conservancy (TNC) Brasil e conta com apoio financeiro do Bezos Earth Fund.

De 2025 a 2028, o projeto vai oferecer formação técnica gratuita a agricultores familiares, produtores rurais, comunidades indígenas, extrativistas, servidores públicos e técnicos de campo da região. A expectativa é que essas pessoas se tornem multiplicadoras de conhecimento, contribuindo para ampliar a capacidade de restauração em seus próprios territórios. No caso das Terras Indígenas, a construção de metodologias de ensino contará com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e com os povos envolvidos, a partir das necessidades e determinações deste grupo.

A ação começa pelo Pará, mas deve alcançar outros estados da Amazônia ao longo da sua implementação. A iniciativa busca atender ao compromisso brasileiro de restaurar 12 milhões de hectares em áreas que devem ser mantidas ou restauradas para garantir o equilíbrio ecológico e a legislação ambiental.

O projeto conta com apoio de parceiros locais para sua implementação. “O programa se conecta diretamente a iniciativas já em andamento, como, por exemplo, com o Plano de Recomposição da Vegetação Nativa do Estado do Pará, oferecendo soluções e treinamentos específicos para fortalecer as capacidades técnicas dos agentes da restauração em territórios estratégicos dentro do Estado. Dessa forma, a iniciativa atuará como um facilitador, ampliando o impacto das ações de recuperação ambiental na Amazônia brasileira”, explica Rodrigo Freire, secretário executivo da Aliança pela Restauração da Amazônia e líder de conservação de áreas privadas na Amazônia Brasileira, na TNC Brasil.


Treinamento presencial e online


O treinamento, realizado no formato presencial e complementado por uma plataforma online, abordará temas como introdução ao Código Florestal e exposição e treinamento em técnicas de restauração distintas, como sistemas agroflorestais, semeadura direta, plantio total de mudas e regeneração natural assistida. Crédito de carbono, manejo integrado de fogo e empreendedorismo ligado à cadeia da restauração são outros temas previstos.

Toda essa formação online será conduzida por meio da plataforma Dispersar, da SOBRE, que funcionará como o principal ambiente virtual de aprendizagem do projeto. A tecnologia oferecerá conteúdos técnicos, materiais interativos e uma biblioteca digital acessível para fortalecer a formação contínua dos participantes.

O currículo robusto, focado na Amazônia,vai permitir o aprimoramento do conhecimento técnico para ampliação do impacto dos esforços de restauração.


Parceria entre organizações


A TNC Brasil, em parceria com a Bezos Earth Fund, atuará no desenho do projeto em parceria com a Aliança pela Restauração da Amazônia e da própria SOBRE. Será responsável ainda pela definição do plano de implementação das ações, em colaboração com as comunidades. A organização também será responsável pela gestão executiva do projeto, oferecendo suporte financeiro, administrativo e jurídico, além de apoio técnico. Seu papel é garantir a conformidade dos processos, a elaboração de relatórios técnicos e financeiros, e a condução das atividades de acordo com as diretrizes estabelecidas e com o plano de trabalho.

A Aliança pela Restauração da Amazônia, coletivo com mais de 160 membros na Amazônia brasileira, assumirá a liderança e coordenação do projeto, enquanto a SOBRE, que é composta por mais de 500 associados, será responsável pela implementação da plataforma online Dispersar.

Com papel estratégico no projeto, o Dispersar será o principal instrumento digital de capacitação, ampliando o alcance e a permanência do conhecimento técnico nos territórios. O programa, que já capacitou mais de 500 pessoas na Mata Atlântica, será agora expandido para a Amazônia com conteúdos adaptados à realidade do bioma.

“Esta parceria entre SOBRE, Aliança pela Restauração na Amazônia, TNC Brasil e Bezos Earth Fund marca um momento decisivo para o Dispersar, que é um programa ainda jovem e em processo de consolidação. Com a SOBRE à frente da plataforma digital e a Aliança liderando as atividades em campo, vamos estruturar uma equipe dedicada aos treinamentos e, com isso, expandir significativamente nossa capacidade de formação. O apoio estratégico da TNC, somado ao financiamento do Bezos Earth Fund, permite que esse conhecimento chegue de forma prática a agricultores familiares, povos indígenas, comunidades tradicionais e gestores públicos”, destaca Natalia Guerin, gerente de projetos da WeForest e atual Coordenadora do Dispersar.

“Desde o início, o programa foi projetado para suprir a lacuna de conhecimento em locais estratégicos da região, complementando as ações que já estão em andamento na agenda de restauração. Temos um escopo bem definido, com metas claras, territórios delineados e papéis bem estabelecidos para cada organização”, conclui Rubens Benini, diretor de Florestas e Restauração da TNC Brasil.


Aliança pela Restauração na Amazônia


A Aliança pela Restauração na Amazônia é uma articulação multi-institucional e multissetorial estabelecida em 2017, que trabalha como catalisadora e amplificadora da agenda de restauração na Amazônia. Tem como missão articular múltiplos atores para a restauração na Amazônia como estratégia integrada à conservação e com benefícios socioeconômicos compartilhados. Conta com cerca de 160 membros, atua através de cinco grupos de trabalho e é liderada pelo seu conselho de coordenação estratégica com apoio da Secretaria Executiva, atualmente baseada na TNC. Saiba mais sobre a Aliança em nosso site e em nossas redes sociais.


Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE)


A SOBRE é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2014 por membros da Rede Brasileira de Restauração Ecológica. Conta com mais de 500 associados para a construção coletiva e disseminação do conhecimento científico e das melhores práticas de restauração ecológica, bem como para engajar a sociedade, orientar e informar os processos locais, regionais e nacionais de tomada de decisões, políticas públicas e legislação relacionadas com o tema.

The Nature Conservancy (TNC)



A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. No Brasil, onde atua há 35 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. A TNC Brasil atua em cooperação com a TNC Global, organização que trabalha em 81 países e territórios – 40 por impacto direto na conservação e 41 por meio de parceiros –, utilizando uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e a sociedade civil.




You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...