Inovação

Inovação e escala no setor privado para a restauração é tema de debate com participação da SOBRE

10 de setembro de 2025

A secretária-geral da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), Alessandra Nasser Caiafa, participou do painel “Destravando o mercado da restauração – inovação e escala no setor privado”, realizado dentro do encontro “Oportunidades e Desafios para Escalar a Restauração”. O evento integrou a programação da Rio Climate Action Week, realizada em agosto de 2025 no Rio de Janeiro.

Com moderação de Ana Cecília (Cissa) Gonçalves, gerente de restauração do WRI Brasil, o debate reuniu especialistas para discutir como políticas, recursos e inovação podem ser integrados de forma a impulsionar a restauração no Brasil. O objetivo foi ir além das reflexões teóricas, avançando para soluções práticas e oportunidades de mercado que ajudem a ampliar a escala do setor.


A visão da SOBRE


Alessandra Nasser Caiafa respondeu à pergunta: Como a restauração, vista como um negócio, pode abrir acesso a novos mercados e criar vantagens competitivas tangíveis para as empresas que decidirem investir?

Em sua fala, ela destacou que o primeiro passo é o setor empresarial enxergar a cadeia da restauração de forma integrada, identificando quem atua em cada elo, o que inclui produção de mudas, coleta de sementes, serviços de implantação e pesquisa e extensão, estes últimos dois poderosos caminhos de inovação que pode vir a gerar escala. “É preciso considerar também o entendimento do arcabouço legal e das vantagens regulatórias e fiscais associadas ao tema”, afirmou.

Em seguida, Alessandra apresentou a Vitrine da Restauração, uma iniciativa da SOBRE em forma de plataforma digital, considerada hoje o maior banco de dados da cadeia da restauração no país pela diversidade de atores que congrega. A plataforma reúne informações sobre fornecedores, prestadores de serviços e organizações de referência - desde pesquisadores e instituições acadêmicas até grandes ONGs que atuam em advocacy - , funcionando como um espaço de conexão que pode gerar ganhos de escala e maior previsibilidade para empresas interessadas em investir no setor.

Segundo ela, um movimento essencial para consolidar a restauração como um mercado robusto, competitivo e atrativo para o setor privado é aproximar políticas públicas, oportunidades fiscais e empresas pagadoras de compensação ambiental dos prestadores de serviços de restauração. E Vitrine pode ser especialmente estratégica nesta tarefa.


Conheça a Vitrine da Restauração


A Vitrine da Restauração foi lançada em 2020 com apoio de seus capítulos regionais: Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e a Aliança pela Restauração na Amazônia, e também da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura, com o intuito de reunir informações sobre a cadeia produtiva da restauração ecológica no Brasil, incluindo serviços, insumos, pesquisa, extensão, legislação, políticas públicas e programas de pós-graduação. Em 2023, passou por grande atualização com apoio técnico-científico e financeiro do WWF-Brasil. Em breve, por meio da execução de um Acordo de Cooperação com a BVRio, será anunciada nova atualização da plataforma, que trará melhorias na experiência do usuário, ficando ainda mais completa e intuitiva.




You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...