Crise Hídrica

O nível dos reservatórios é apenas a ponta do iceberg

14 de julho de 2021

Mais uma vez o fantasma de uma nova crise hídrica e energética bate às nossas portas. Desta vez, numa área ainda maior do que a registrada entre 2014 e 2015.
Com o colapso iminente dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, foi necessário utilizar, pela primeira vez na história, o “volume morto”.

🗓 No início de maio, o ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, declarou que o Brasil passa pela maior crise hídrica desde 1931. Reservatórios esses que representam cerca de 70% da produção hidrelétrica do país e que se encontram com menos de 29% da sua capacidade.

A solução momentânea para o enfrentamento do baixo estoque de água dos reservatórios foi acionar as termelétricas, de forma a compensar a redução na geração pelas hidroelétricas. O resultado dessa medida o consumidor já percebeu na prática com o aumento da tarifa de luz pela bandeira vermelha, nível 2. E que deve continuar a aumentar. 🔴

🌳💧 O manejo inadequado e o baixo cumprimento da legislação ambiental, com destaque para a mudança no uso do solo, com desmatamento e outras práticas inadequadas, impactam diretamente a qualidade e a quantidade de água nas bacias hidrográficas. É preciso lembrar que as florestas ajudam a prover diversos serviços ecossistêmicos. Também contribui para a formação de um enorme “reservatório invisível”, armazenando água e umidade no solo e recarregando os aquíferos.

🤝 Precisamos aplicar a nossa melhor ciência, impulsionados por uma economia regenerativa, com investimentos inteligentes, combate às mudanças climáticas, governança e gestão integrada, para recuperar as bacias hidrográficas para que sejam saudáveis e resilientes. Assim iremos garantir água limpa em qualidade e quantidade para consumo humano, cultivo de alimentos, produção de energia e a sustentação de nosso ambiente natural e cultural.


💡 SAIBA MAIS:⠀⠀

👉 https://n8qhg.app.goo.gl/BvWS




You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...