RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA

A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA FAZ PARTE DE UM CONTINUUM DE ATIVIDADES RESTAURATIVAS

12 de outubro de 2021

PRINCIPIO 8

🌳 À medida que a degradação dos ecossistemas continua globalmente, muitos países e comunidades estão adotando políticas e medidas destinadas a conservar a biodiversidade, recuperar a resiliência e a integridade ecológica, melhorar a qualidade e a quantidade de serviços ecossistêmicos e transformar a forma como as sociedades interagem com a natureza.

Uma atividade restaurativa é aquela que, direta ou indiretamente, apoia ou mesmo concretiza, a recuperação de atributos ecossistêmicos que foram perdidos ou degradados.

📄 Conceitualmente, o continuum restaurativo oferece uma abordagem holística para recuperar os ecossistemas do mundo inteiro, permitindo que os profissionais apliquem o tratamento que seja o mais adequado e eficaz dadas as condições ecológicas, sociais e financeiras.

O continuum inclui quatro grandes categorias de práticas restaurativas:

1-Redução de impactos sociais;

2-Remediação;

3-Reabilitação;

4-Restauração ecológica.

As práticas para redução de impactos sociais, remediação e reabilitação são consideradas restaurativas por reduzir as causas e os efeitos decorrentes da degradação, aumentar o potencial de recuperação do ecossistema e promover uma transição para a sustentabilidade. A restauração ecológica e atividades aliadas podem ser vistas mais como partes de um todo integrado dentro de um amplo paradigma de sustentabilidade, do que como atividades desconectadas ou concorrentes.

📷 Stephen Glass




You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...